Ontem, dia 10, desloquei-me uma vez mais a Vilar de Luz para um fim de tarde interessante: a escala técnica dos restantes quatro Cessnas C172 que faltavam entregar à Smatsa Aviation Academy, da Sérvia, num total de oito.
As primeiras aeronaves escalaram a Maia no passado dia 17 de Novembro. Ontem, a segunda remessa aterrou na pista 34 entre as 14h30 e as 15h00. Infelizmente, não tenho a hora exacta pois, devido às aulas, apenas me foi possível chegar lá cerca de 15 minutos mais tarde. Apesar disso, quando lá cheguei, já estavam os respectivos pilotos e o staff da Nortávia realizando as devidas inspecções nos motores e mais tarde, o abastecimento para o dia seguinte, de maneira que tive de esperar que os trabalhos abrandassem com o objectivo de tirar algumas fotografias livres de obstáculos.
Anexo:
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Enquanto esperava, oportunidade para tirar uma foto diferente.
CS-DCO - Cessna 152 - Nortávia
Anexo:
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O Partenavia continua a realizar trabalhos sobre a Invicta.
EC-IOD - Partenavia P-68C Victor - Grup Air-Med
Anexo:
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Perante o desconhecimento das horas de chegada, vou passar a apresentá-los por ordem de número de construção!
5º:
N9450L - Cessna 172S Skyhawk SP - Smatsa Aviation Academy (Cessna Aircraft Company)
C/N: 172S11228, futuro YU-DSR
Partida de LPAZ: 08h24UTC
Anexo:
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5º:
N94509 - Cessna 172S Skyhawk SP - Smatsa Aviation Academy (Cessna Aircraft Company)
C/N: 172S11229, futuro YU-DSS
Partida de LPAZ: 08h24UTC
Anexo:
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6º:
N9453Q - Cessna 172S Skyhawk SP - Smatsa Aviation Academy (Cessna Aircraft Company)
C/N: 172S11230, futuro YU-DST
Partida de LPAZ: 08h01UTC
Anexo:
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7º:
N94556 - Cessna 172S Skyhawk SP - Smatsa Aviation Academy (Cessna Aircraft Company)
C/N: 172S11231, futuro YU-DSU
Partida de LPAZ: 08h06UTC
Anexo:
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Na nossa conversa com um dos pilotos, ficámos a saber que cada tanque extra tem uma capacidade de 150 galões (cerca de 568 litros) de combustível que, em conjunto com o combustível que transporta nas asas, a autonomia pode ser superior a 20 horas de voo non-stop caso o vento permita!

Para que se tenha uma ideia, um voo de aproximadamente 11h30 desde St. Johns, Canadá, até Santa Maria não constitui qualquer problema dada esta capacidade. “This is ridiculous!”, comentou o mesmo piloto!
A luz começou a escassear, pelo que houve necessidade de vir embora, com tudo o que era americano devidamente fotografado. Antes da despedida, ainda tirei mais algumas fotos...
CS-AFI - Piper PA-28-180 Cherokee D - Aero Clube do Porto
Anexo:
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CS-AUD - Reims Aviation F172M Skyhawk - Aero Clube do Porto
Anexo:
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E uma perspectiva geral da placa Oeste.
Anexo:
18.jpg [ 329.8 KiB | Visto 8355 vezes ]
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Cumprimentos,
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238
Canon EOS 5D Mark IV
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