A escolha de Kathmandu como destino de férias nunca esteve nos meus planos até à 4 meses atrás. Vi-me com a tarefa de escolher um destino de férias para mim e para a minha namorada, um local onde desse para combinar os gostos de ambos e ainda, talvez a parte mais dificil, com bom tempo (nos 9 dias que estive em Kathmandu esteve sempre praticamente céu limpo e nunca houve o receio de haver chuva, pelo que esta é considerada época alta para estes lados). Kathmandu foi a escolha mais do que certa e o aeroporto também prometia. Planear uma spotting trip a KTM é um desafio. É praticamente impossivel ter uma precepção real do tráfego a partir do computador. O flightradar tem alguns erros, o flightstats não apresenta todos os voos, o Planespotters é bastante incomleto a nivel de frotas, e o airliners.net está um bocado desatualizado, devido ao constante desaparecimento/aparecimento de companhias áereas. Até mesmo o site oficial do aeroporto, não divulga os voos! Nos tempos atuais onde o acesso à informação dos voos aparenta ser um dado adquirido, KTM é bastante old school e envolto em mistério, tal e qual como eu gosto, e sim, foi uma excelente escolha.
Por comparação com o aeroporto do Porto, e baseando-me em estatisticas oficias de 2013 (ou de 2012) que encontrei, o aeroporto apesar de ter menos passageiros tem muito mais movimentos, altamente influenciado pelos voos domésticos. A pista mais usada foi a 02 e é muito frequente haver alteração de pista. No entanto, aparentemente, as aterragens dos voos internacionais, só se pode fazer na pista 02 dado que existe uma grande montanha no enfiamento da 20. Portanto quando há voos internacionais a chegar, também o tráfego doméstico (que geralmente fazem
visual approach, encortando o voo) opera para a 02. Por vezes mesmo com a 02 em uso, há trafeo internacional que pede para descolar da 20, mas basicamente, para fotos, o melhor é mesmo ficarem junto das luzes de aproximação da 02.
Para as fotos à tarde, encontrei um lugarzito no meio de uma movimentada avenida, numa pequena zona relvada. Ao meu lado estavam dois policias sinaleiros a regular o trânsito e nunca eles, ou alguem, me disse que não podia tirar fotos. Portanto continuei.
No spot da manhã, é que ao final de algum tempo um militar de dentro do aeroporto disse que não podia tirar fotos. isto foi numa zona onde não havia vegetação junto à vedação. Porque se tivesse escolhido outro sitio, como mais tarde o fiz, é impossivel ser-se visto de dentro do aeroporto para fora. Achei no geral um aeroporto bastante fácil de fazer spotting.
As fotos abaixo dizem respeito ao dia 04 de Novembro e estão organizadas cronologicamente. Foram tiradas num espaço de quase duas horas. Mais tarde colocarei as fotos dos outros dias.
9M-MXO Malaysia Airlines B737-8H6
9M-MXP Malaysia Airlines B737-8H6
9M-XXF AirAsia X A330-343 "Now everyone can fly to Malaysia"
9M-XXI AirAsia X A330-343
9M-XXJ AirAsia X A330-343
9N-ABT Nepal Airlines DHC-6-300
9N-ABU Nepal Airlines DHC-6-300
9N-ACB Nepal Airlines B757-2F8
9N-AEE Buddha Air Beech 1900D
9N-AEV Yeti Airlines DHC-6-300
9N-AEW Buddha Air Beech 1900D
9N-AFA Tara Air DHC-6-300
9N-AGI Simrik Airlines Beech 1900D
9N-AGL Simrik Airlines Beech 1900D
9N-AHL Yeti Airlines Saab 340B Stored
9N-AHU Yeti Airlines BAe J41
9N-AHV Yeti Airlines BAe J41
9N-AHW Yeti Airlines BAe J41
9N-AHY Yeti Airlines BAe J41
9N-AIB Yeti Airlines BAe J41
9N-AIH Yeti Airlines BAe J41
9N-AIM Buddha Air ATR 42-320
9N-AIN Buddha Air ATR 42-320
9N-AIT Buddha Air ATR 42-320QC
9N-AJC Yeti Airlines BAe J41 Basic purple "Noth East England" colours, from Eastern Airways operations
9N-AJO Buddha Air ATR 72-500
9N-AJT Goma Air Cessna 208B
9N-AJX Buddha Air ATR 72-500
9N-AKE Tara Air Do-228
9N-AKK Tara Air Do-228
9N-AKQ Nepal Airlines MA-60
9N-AKY Goma Air Let-410
9V-SLP Silkair A320-233
A4O-BG Oman Air B737-8FZ
A5-RGI Druk Air A319-112
A6-ANP Air Arabia A320-214
A6-ANY Air Arabia A320-214
A6-EIK Etihad Airways A320-232
A6-EIU Etihad Airways A320-232
A6-EIY Etihad Airways A320-232
A6-FDC Flydubai B737-8KN
A6-FDD Flydubai B737-8KN
A6-FDI Flydubai B737-8KN
A6-FDG Flydubai B737-8KN
A6-FDH Flydubai B737-8KN
A6-FDT Flydubai B737-8KN
A7-AHJ Qatar Airways A320-232
A7-AHL Qatar Airways A320-232 One World
B-5074 China Eastern B737-79P
B-5093 China Eastern B737-79P
B-5094 China Eastern B737-79P
B-5096 China Eastern B737-79P
B-6036 Air China A319-115
B-6418 Capital Airlines A319-133(CJ)
HS-ABY Thai AirAsia A320-214
HS-TJA Thai Airways B777-2D7/ER
HS-TJD Thai Airways B777-2D7/ER
HS-TJH Thai Airways B777-2D7/ER
S2-ADF Biman Bangladesh A310-325ET
S2-ADK Biman Bangladesh A310-324
TC-JNK Turkish Airlines A330-343X
VT-EDE Air India A320-214
VT-EDF Air India A320-214
VT-IAN IndiGo A320-232
VT-JBS Jet Airways B737-85R
VT-JBW Jet Airways B737-8AL
VT-JBX Jet Airways B737-8AL
VT-JFB Jet Airways B737-86N
VT-JFK Jet Airways B737-8AL
VT-JFL Jet Airways B737-8AL
VT-JFS Jet Airways B737-8AL
VT-JFW Jet Airways B737-85R
VT-JGF Jet Airways B737-8FH
VT-PPA Air India A321-211
VT-PPD Air India A321-211
VT-PPQ Air India A321-211
VT-PPW Air India A321-211
VT-SCX Air India A319-112
VT-SGW SpiceJet B737-9GJ/ER
VT-SZD SpiceJet B737-8GJ
Bizjet:
VT-IPA Citation 650
Military:
NA-020 Nepal Air Force BAe748-275
A7-AHL Qatar Airways A320-232
9N-AIT Buddha Air ATR 42-320QC
9N-AJT Goma Air Cessna 208B
9N-AGL Simrik Airlines Beech 1900D
9N-AIH Yeti Airlines BAe J41
B-5096 China Eastern B737-79P
VT-SCX Air India A319-112
9N-AEE Buddha Air Beech 1900D
9N-AIM Buddha Air ATR 42-320
9N-AJO Buddha Air ATR 72-500
9N-ABT Nepal Airlines DHC-6-300
9N-AJX Buddha Air ATR 72-500
9N-AHV Yeti Airlines BAe J41
A6-FDD Flydubai B737-8KN Kathmandu
9N-AHU Yeti Airlines BAe J41
A6-EIK Etihad Airways A320-232
VT-PPA Air India A321-211
9N-AKK Tara Air Do-228
9N-AFA Tara Air DHC-6-300
Abraço
