Os tópicos com movimentos do passado são dos que mais me fascinam aqui no forúm. Hoje andava a pesquisar os meus arquivos e encontrei algumas fotos de bons velhos tempos. Tendo apenas começado a tirar fotografias com máquina digital a partir de 2007, significa que que ainda sou muito novo no spotting, e que o meu recordar não atravessa anos e anos como muita gente aqui nestas bandas deve ter o previlégio de o fazer.
As 3 fotos abaixo foram tiradas nas Lajes (LPLA/TER) em Junho de 2007:
Este B738 fazia AMS-TER-AMS para a Arkefly. Claro que aconteceram algumas surpresas e ainda cheguei a ver 2 B767 da Arkefly a operar em substituição ao 737. Actualmente voa como TC-SNH na SunExpress e vi-o em Abril último em Antalya
Este B738 operava voos transatlânticos para a Força Aérea dos EUA com escala nas Lajes, fazendo EUA - Itália, para transporte de pessoal. Continua na Miami Air, mas com cores novas. Quanto ao serviço que fazia, o contrato para esses voos foi depois atribuido para a North American, que operou, e julgo que ainda opera, B763
Quinta-feira era dia de B747. A aeronave operava para a USAF e vinha da Alemanha para depois seguir para os
states. Vi alguns operadores diferentes a fazer este voo, bem como tipos de aeronaves. Desde os DC-10 da Gemini e World Airways (que um dia operou com MD-11), aos B747F da Polar e B747F da Atlas e ainda B741F da Kallita.
No entanto foi a Evergreen que deteve durante muito tempo o contrato para operar estes voos de carga, e numa dessas mitícas quintas apareceu este:
Recordar é do que mais gosto de fazer no spotting. Em poucos anos muita coisa muda, quer seja o tipo de aeronave operada, quer seja o desaparecimento de companhias aéreas ou rotas.
Um abraço!