Reutilizando uma vez mais este tópico, descrevo agora uma experiência de Ponte Aérea bastante rara.
Em pleno Verão deste ano (meados de Julho), soube através deste
artigo da Routes Online que a TAP iria realizar um voo charter em A330-200 entre o Porto e Miami. O voo de ida seria no dia 10 de Novembro (sexta feira) e o regresso no dia 17 (sexta), com chegada à Invicta já no dia 18 (sábado), devido ao fuso horário. Achei esta operação interessante, tendo até na altura pesquisado por slots, mas ainda nada estava carregado.
Entretanto no dia 20 de Setembro, voltei a recordar-me dessa operação e fui pesquisar, já havendo então slots. Reparei num pormenor ainda mais interessante para mim do que a própria operação: os slots dos voos de posição da aeronave entre Lisboa e Porto (TAP3960) e vice-versa (TAP3961) não estavam como "P" (posição) mas sim como "G" (voo adicional). Ou seja, tinham de estar à venda ao público! Não perdi tempo e fui imediatamente ao site da TAP confirmar a situação. Simulei um voo OPO-LIS para o dia 18 de Novembro e lá estava o TAP3961 à venda, sendo até o mais barato daquele dia, a custar menos de 29€ (conforme se pode comprovar pela imagem abaixo). Conversei com a minha namorada Bárbara e também com os meus amigos Daniel e Ricardo sobre a possibilidade de irmos passar um sábado a Lisboa com o propósito de voar em A330-200, ainda por cima num voo doméstico (para o Daniel e para o Ricardo ainda seria mais especial por ser o primeiro voo deles numa aeronave de longo curso).
Aqui está então um print da reserva, verdadeiramente uma pechincha para voar em A330!
Anexo:
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Com o relativo entusiasmo da altura, nem nos preocupámos com o regresso ao Porto pois teríamos certamente opções. Só na semana seguinte tratei do regresso. A primeira opção foi voltar ao Porto igualmente na TAP. Simulei um LIS-OPO e o voo mais barato estava praticamente ao preço que pagámos pela ida: 29,57€. Nem perdi tempo a verificar a Ryanair, pois mesmo que fosse mais barato, a diferença nunca seria abismal. O comboio seria a última alternativa caso o regresso por via aérea estivesse a valores proibitivos, o que não era o caso dado ainda ter reservado com alguma antecedência. Diga-se também de passagem que em Setembro paguei mais (à volta dos 32€) por vir em 1ª Classe no Alfa Pendular devido ao facto de a Turística já estar esgotada no horário que pretendia.
Poucos dias antes da ansiada experiência, soube que a aeronave programada para a operação de 17/18 de Novembro seria o CS-TOL, um A330-202 já retrofitado. Felizmente, não houve qualquer alteração e na véspera estive atento à rotação do avião. Fez LIS-MIA no voo regular, antes de operar o charter MIA-OPO. Houve um atraso de cerca de uma hora na saída, mas o
jetstream permitiu que o TAP9121 chegasse ao Porto apenas 15 minutos depois da hora programada. A saída do voo adicional de Ponte Aérea TAP3961 estava marcada para as 07h50, pelo que o tempo de chão era mais que suficiente para que não houvesse atraso na descolagem.
Na manhã de sábado, dia 18 de Novembro, estávamos os quatro no aeroporto por volta das 06h30, cerca de uma hora depois da grande confusão que a área das Partidas do Aeroporto do Porto ainda se torna actualmente. Por termos escapado da confusão, demorámos nem 5 minutos a passar a segurança. É inacreditável o tamanho da fila que se tem vindo a gerar todas as madrugadas, dando várias voltas àquele piso do Terminal. Mas essa situação deverá ser atenuada em breve, com a construção de mais pórticos de segurança que está em curso.
Foi tudo muito pacífico, desde a chegada ao aeroporto até ao embarque, que decorreu sem atraso. O
load factor do voo era naturalmente baixo, contabilizando pouco mais de 100 passageiros e alguma carga.
O avião está em excelente estado (quase incomparável ao CS-TOK em que voei em Agosto) devido ao retrofit a que foi sujeito. O meu lugar era o 22K e as janelas estavam também em condições impecáveis para tirar fotos. O IFE também estava a funcionar bem.
Agora algumas imagens. As que são do interior da cabine e que não têm
copyright foram tiradas com o meu telemóvel e as vistas da janela foram tiradas com a Canon.
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Anexo:
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A asa direita do "João Gonçalves Zarco" durante o pushback que se realizou às 07h56.
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A minha maior expectativa para este voo seria mesmo a partida. É quase certo que uma aeronave de longo curso com um
payload de voo doméstico se comporte de uma forma brutal na descolagem, e foi mesmo isso que aconteceu. Às 08h00 em ponto alinhámos no
taxiway Bravo e em 950 metros estávamos no ar, sendo que na intersecção com o taxiway
Foxtrot já devíamos estar a passar os 500 pés ou mais.
Aqui em subida para o nível de cruzeiro, 23.000 pés, e prestes a iniciar a nossa volta à esquerda rumo a Lisboa, com o Sol a erguer-se rapidamente no horizonte.
Anexo:
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Mais uma da asa a contrastar com um belíssimo céu azul.
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Estivemos pouco mais de 10 minutos em nível cruzeiro. O Comandante cumprimentou os passageiros e forneceu algumas informações sobre o voo, assim como a meteorologia no destino. Lisboa iria receber-nos com um manto de neblina que se dissipava à medida que a temperatura ia subindo. Foi oferecido um pastel de nata e o habitual serviço de bebidas. O resto deste curto voo foi aproveitado para fechar os olhos por breves momentos visto que o dia tinha começado bastante cedo.
33 minutos após a descolagem, estávamos estabelecidos no ILS da pista 03. Foi durante a aproximação que captei a melhor fotografia deste voo, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei rompendo-se por entre o nevoeiro.

Anexo:
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A aterragem na pista 03 ocorreu às 08h38 locais (37 minutos depois da saída do Porto) e foi super suave. Foi uma experiência deveras agradável no geral para todos nós.
O dia foi passado a fotografar no Aeroporto, sendo que as fotos irão aparecer no tópico de movimentos oportunamente.
Quando o Sol se pôs, regressámos ao Terminal para voltar à nossa Cidade. Conseguimos todos antecipar o nosso voo, vindo a tempo de ainda jantar em casa.

A aeronave voada foi o ATR 72-212A (600) CS-DJD "Braga", tendo saído da capital às 18h06 e aterrado às 18h46. Também este voo foi tranquilo e desta vez o
snack servido foi um delicioso gelado Magnum de caramelo e amêndoas!
Espero que gostem. Bons voos a todos!
