APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sexta nov 22, 2019 6:51 am

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo mar 31, 2013 8:29 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 06, 2008 5:41 pm
Mensagens: 473
Localização: Portugal, Porto
Boa Noite,
Do dia 25 de Março a 29 de Março decorreu uma trip no Brasil na qual participaram eu e o meu irmão.
Esta trip realizou-se devido a um convite que nos foi proposto por um piloto, ao qual o agradeço muito. Começou no aeroporto de Lisboa, chegamos ao local pelas 21:00. De seguida, dirigimo-nos para a sala de embarque. Às 22:30 deu-se início à chamada dos passageiros, primeiro os de classe executiva e depois os de classe económica.
Anexo:
1 .jpg
1 .jpg [ 237.43 KiB | Visto 8603 vezes ]
Esta trip tinha como destino São Paulo-Guarulhos e depois seguíamos para Campinas de táxi. O voo era o TP087 e o avião que nos levou a São Paulo foi um A330-202 da TAP, neste caso o CS-TOM.
Anexo:
2 .jpg
2 .jpg [ 189.26 KiB | Visto 8603 vezes ]
Na sequência do convite que nos foi efectuado pudemos assistir à descolagem no aeroporto da Portela e à aterragem no aeroporto de São Paulo-Guarulhos, o que foi para nós efectivamente um sonho!
O push-back deu-se início às 23:34, até chegarmos à pista 21 demoramos cerca de 21min, então saímos por volta das 23:55.
Durante esta viagem foi-nos servidas duas refeições, o jantar e o pequeno-almoço! A mesma realizou-se na classe executiva, na qual tínhamos muito entretenimento como por exemplo visualizar filmes, ouvir música, jogar jogos, entre outros, o que fez com que a viagem passa-se a “correr”. A simpatia e hospitalidade das hospedeiras e comissários de bordo era muito boa!
A viagem teve como duração cerca de 10:30, apanhámos vento de frente o que fez com que o voo atrasasse um pouco, mas nada de preocupante! Ao longo da mesma sentiu-se turbulência e ainda se visualizou algumas trovoadas! Para compensar, assistimos ao nascer do sol, uma coisa de outro Mundo!!!
Chegámos a São Paulo-Guarulhos pelas 6:56, 9:56 hora portuguesa. Como observação tenho a dizer que o tráfego no Brasil é um pouco confuso.
Seguirão agora algumas fotos da viagem:
O cockpit:
Anexo:
3 .jpg
3 .jpg [ 291.62 KiB | Visto 8603 vezes ]
Anexo:
4 .jpg
4 .jpg [ 201.25 KiB | Visto 8603 vezes ]
A rota:
Anexo:
5 .jpg
5 .jpg [ 157.38 KiB | Visto 8603 vezes ]
O jantar (Massa folhada de carne com algumas verduras):
Anexo:
6 .jpg
6 .jpg [ 204.43 KiB | Visto 8603 vezes ]
O nascer do sol:
Anexo:
7 .jpg
7 .jpg [ 136.18 KiB | Visto 8603 vezes ]
O pequeno almoço:
Anexo:
8 .jpg
8 .jpg [ 206.85 KiB | Visto 8603 vezes ]
A começar a descer para São Paulo:
Anexo:
9 .jpg
9 .jpg [ 141.59 KiB | Visto 8603 vezes ]
Já a chegar ao aeroporto:
Anexo:
10 .jpg
10 .jpg [ 372.73 KiB | Visto 8603 vezes ]
Brevemente colocaremos algumas fotos de alguns aviões, espero que gostem... :wink:

_________________
Gonçalo Guimarães
Sócio Nr. 159


Última edição por Gonçalo Guimaraes em segunda abr 01, 2013 7:48 pm, editado 1 vez no total.

Topo
   
MensagemEnviado: domingo mar 31, 2013 10:46 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3556
Localização: Gaia
Para já tudo excelente. Bela oportunidade que tiveste :)

Tens razão quanto ao nascer do sol...magnífico.

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM
https://www.instagram.com/worldpixelsbyguedes/


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 01, 2013 11:19 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7754
Localização: Porto
Sim senhor, uma oportunidade impar!

_________________
Luis Gonçalves
Sócio Nr. 001
Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 01, 2013 2:41 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 05, 2005 7:38 pm
Mensagens: 877
Localização: Maia
Olá Gonçalo, fico contente por teres realizado um dos teus sonhos... Uma oportunidade destas é de agarrar com unhas e dentes!

Fiquei com a pulga atrás da orelha nesta tua observação... :?
Citar:
Como observação tenho a dizer que o tráfego no Brasil é um pouco confuso.
Um abraço!

_________________
Hélder Duarte
Sócio Nr. 130

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 01, 2013 6:49 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 07, 2008 6:34 pm
Mensagens: 243
Localização: Porto
Boa tarde a todos! :)
Da minha parte penso que foi uma fantástica viagem e uma oportunidade única na vida bem conseguida! Tenho que agradecer ao meu grande amigo piloto que nos permitiu que nos realizasse este sonho que era de viajar dentro do cockpit e de ir ao Brasil! Entretanto chegavamos a São Paulo - Guarulhos com pouca visibilidade o que dificultava a fotografia, o que fez com que as fotografias por vezes ficassem desfocadas e o que obrigava a aumentar o ISO.

Acabadinhos de chegar!
Anexo:
IMG_2337.jpg
IMG_2337.jpg [ 313.26 KiB | Visto 8532 vezes ]
Ao taxiar ainda deu para fotografar alguns aviões parados!
PT-MVT - Airbus A330-223 - TAM
Anexo:
IMG_2341 copy.jpg
IMG_2341 copy.jpg [ 331.7 KiB | Visto 8532 vezes ]
PR-VBB - Boeing 737-8AS - Varig
Anexo:
IMG_2357 copy.jpg
IMG_2357 copy.jpg [ 346.64 KiB | Visto 8532 vezes ]
D-ABTL - Boeing 747-430 - Lufthansa
Anexo:
IMG_2371 copy.jpg
IMG_2371 copy.jpg [ 337.17 KiB | Visto 8532 vezes ]
F-GSQE - Boeing 777-328/ER - Air France
Anexo:
IMG_2444 copy.jpg
IMG_2444 copy.jpg [ 351.13 KiB | Visto 8532 vezes ]
Espero que estejam a gostar, em seguida iremos por mais alguns aviões tirados no presente aeroporto!

_________________
Diogo Guimarães
Sócio Nr. 158
Fotos no:
Airliners
JetPhotos
Planespotters
Imagem
Canon EOS 1100D
EF-S 55-250mm f4-5.6 IS II & EF-S 18-55mm IS II


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 01, 2013 8:41 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça mai 11, 2010 11:26 pm
Mensagens: 577
Localização: Canelas V.N. Gaia
:dance Estou adorar toca a por mais. (av)

_________________
Vitor Silva
Sócio Nr. 246


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 01, 2013 10:39 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5272
Localização: Porto
Citar:
Fiquei com a pulga atrás da orelha nesta tua observação... :?
Citar:
Como observação tenho a dizer que o tráfego no Brasil é um pouco confuso.
Sugiro a leitura disto... Extenso mas bem objectivo. :wink:
Citar:
Leitura Obrigatória.

Escrito por um piloto de linha aérea brasileiro para todos os brasileiros que utilizam o meio de transporte aéreo.

Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da seguinte ideia; imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um safari na África; é mais ou menos assim que um aviador se sente voando no Brasil; você tem uma tecnologia de ponta dentro do seu avião e um sistema precário e ultrapassado a sua volta. Vou explicar porquê.

Atrasos: Os atrasos no Brasil têm características incomuns comparado ao mundo afora; quando se tem nevoeiro... somente Guarulhos tem sistema mais preciso para pouso por instrumento, conhecido como " ILS categoria 2". Curitiba também tem, mas lá é tão engraçado que colocam o sistema para manutenção exatamente em época de nevoeiro. Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não têm esse sistema. Estes sempre fecham por causa de nevoeiro. Manaus, que tem uma localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro, porém também não tem sistema ILS. Detalhe..."Nos EUA, são mais de 100 aeroportos só com ILS categoria 2", fora os de categoria 1 e 3.

Se você, passageiro, está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu avião não pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado. Florianópolis tem um vergonhoso pátio para apenas cinco aviões; lembrando que no verão Florianópolis recebe mais 150 vôos de fretamento além dos regulares. Este aeroporto supracitado, vergonhosamente, não tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a pista principal), sendo necessário a aeronave taxiar pela pista principal gerando espaçamento maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam atrasos.

Se você está chegando a São Paulo, o problema é parecido. Guarulhos está sempre com o pátio lotado, Vitória e Confins também. Galeão e Congonhas dias atrás ficaram nesta situação, com o pátio lotado. Quem tinha Galeão como alternativa de pouso teve que escutar um "negativo" do controlador para alternar aquele aeroporto. Estava no plano de vôo que Galeão seria o "alternado", Se o controlador aprovou o plano antes de decolar isso significa que é questão de lei e não de conveniência de pátio.

Nordeste. Voar no Nordeste é mais tranquilo por haver menor tráfego de aeronaves, porém lá tem outro problema: O controle de tráfego aéreo tem o desserviço de contar com as aeronaves militares fazendo treinamento que consequentemente geram atrasos, geralmente de mais de 20 minutos nas decolagens; o que desencadeia um atraso bem maior quando essas aeronaves chegam atrasadas ao sul do Brasil. Na regra internacional uma aeronave em instrução militar tem preferência sobre aeronaves civis de passageiro em pousos e decolagens, porém, se o País quer adotar regras internacionais ao pé da letra...que construam bases militares específicas para a função militar. Lembrem-se que aqui é o Brasil e não Europa ou EUA, onde os aviões são sequenciados para pouso com separações de 4 km entre aeronaves, enquanto que no Brasil é 8 km entre aeronaves e no caso de Florianópolis chega a 20 km por aeronaves por falta de taxiway.

Saibam que todo piloto Brasileiro se sente mais seguro voando nos EUA, Europa e Asia do que voando aqui no Brasil, fato decepcionante, mas vou explicar o por quê...

Aqui no Brasil existe uma regra: "a menor distância entre dois pontos é uma curva". Você sabia que quando você sai do litoral brasileiro e vai pra São Paulo você voa em curva? É necessário passar por cima do Rio de Janeiro. Poderia ser direto via Minas Gerais. Esse contorno do litoral gera em cada vôo pelo menos 1000 litros a mais de combustível consumido.

Nos EUA já não existe mais aerovia, somente proa direta para o destino. Lá eles têm acordos com as ONG´s e entendem que quanto menos tempo um avião ficar no ar menor é o efeito estufa. Se fosse aqui seria o equivalente a você decolar de Salvador e o controlador autorizar proa direto de São Paulo. São 1000 litros de querosene desperdiçados, sendo queimados na cabeça dos cariocas a cada 2 minutos. "Deixe o Green Peace saber disso; o Green Peace ficará superfeliz".

A desculpa não pode ser separação de fluxo, já que os EUA são maiores que o Brasil, e onde o fluxo aéreo é cinquenta vezes maior do que no Brasil. O que o Brasil voa em horas de voos em 50 dias, os EUA voam o mesmo em apenas um dia. "Poderia ser pior, se caísse neve no Brasil a desorganização aérea seria uma catástrofe diária".

Mas não coloco a culpa nos controladores. A culpa não é deles. O sistema brasileiro é que é arcaico e precário. O salário deles é baixo e cheio de "concurseiros" sem compromisso com o seu trabalho. Alguns são sérios e dedicados porém não têm condições de trabalho dignas. Apenas um controlador cuida de várias regiões do País e todos sofrem muita pressão para no final das contas serem menos eficientes que os controladores americanos, europeus e asiáticos.

Outro dia ouvi um controlador se despedindo no rádio porque tinha passado em um concurso melhor – isto é vergonhoso para um país que quer ser "primeiro mundo" - , mas desejei a ele sucesso e espero que ele esteja feliz no emprego bem remunerado que ele tem agora .Talvez ele não tenha sido valorizado como deveria.

Eu como piloto de linha aérea digo sem exagero que voar no Brasil hoje é como estarmos voando numa espécie de alerta amarelo. Outro acidente está bem próximo de acontecer. Ao decolar não significa que temos a certeza de pousar no destino nem no aeroporto de alternativa. Outro dia cinco aeroportos estavam literalmente fechados por falta de pátio; Confins, Galeão, Vitoria, Guarulhos e Campinas. Você tem que decolar de Brasilia para São Paulo com combustível suficiente para alternar Salvador.

Isso irá tornar a aviação brasileira inviável, sem mencionar a venda de nossas companhias aéreas para países vizinhos, em decorrência das altas taxas de impostos sobre as mesmas, que por isso, para sobreviverem no mercado, submetem-se a parcerias miraculosas inclusive mudando a sede da empresa para países vizinhos para se livrar dos impostos absurdos daqui, ou seja, irão agora pagar impostos em outro país... Por que será? Porque aqui não há incentivo. Falta de estrutura e falta de lucidez, isso que eu chamo de " Entregar a Soberania Nacional".

Soberania não é somente colocar soldados militares nas fronteiras. O País nunca foi tão próspero, problema é que nossos governantes ganham eleições por saberem aparecer e ainda têm mentalidade medíocre. São vendidos. Basta colocar dólares na mão ou falar com um pouco de sotaque que eles entregam tudo.

Voei muito na Amazônia e garanto que depois que aquilo virar um deserto ninguém mais vai querer assumir. O desmatamento está na razão é de um campo de futebol por segundo.

Hoje só fazem hidrelétricas por causa do apagão de 2002. Esses apagões na aviação irão se repetir pelos próximos 20 anos. E lembre-se que a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão em época de nevoeiro.

A Infraero já arrumou duas soluções; tirar os bancos de suas "Rodoviárias" para dar mais espaço para os passageiros ficarem em pé, e liberar internet Wi-Fi de graça como se fosse um "cala-boca" para seus usuários.

Hoje a aviação brasileira é realmente uma surpresa diferente a cada dia, "a mess", (uma bagunça), como definiu um piloto europeu esses dias atrás, e garanto a vocês que ser pego de surpresa na aviação tem consequências trágicas.

Solução: primeiro de tudo é: Os políticos começarem a pensar como governantes desenvolvidos pensam ou, como disse o Raul Seixas: a solução é alugar o Brasil.

Nos EUA, Europa e Ásia constroem um aeroporto para atender uma demanda que só terá daqui 20 ou 30 anos e com pátio suficiente para estacionar mais de 100 aviões de grande porte juntos. Isso é bem diferente dos puxadinhos brasileiros que não dão conta nem da demanda atual.

Enquanto você lê esse e-mail, na Índia estão sendo construídos mais de 10 aeroportos maiores do que o de Guarulhos. Na China são mais de 70 sendo construídos e os 3 países: China, Brasil e India fazem parte do mesmo grupo chamado "BRIC", que ainda incluem Rússia e África do Sul.. Parece que só o Brasil ainda não acordou entre esses cinco.

Já é um absurdo os aeroportos brasileiros não terem metrôs. Os estrangeiros, quando chegam aqui e não veem metrôs nos aeroportos, acham que é uma piada até entenderem que não existe mesmo. Em qualquer aeroporto no estrangeiro tem metrô.

Que país é esse? O brasileiro se compara muito aos EUA, porém o povo americano sabe exigir de seus governantes, por isso o governo não espera ser pressionado pra poder começar a fazer algo.

O povo brasileiro só sabe reclamar. Só não sabe reclamar para a pessoa certa, ou orgão "competente" certo. Reclama pro vizinho e pro amigo, mas quase ninguém entra no site do Senado ou da Câmara dos deputados pra enviar e-mail para reclamar do seu político ou pelo menos para saberem o que eles estão fazendo.

É muito fácil ir aos Estados Unidos passear, fazer compras e voltar falando que lá é o máximo e aqui é o fim do mundo. De fato são décadas de atraso, porém lá o povo é mais consciente com relação ao que seus políticos estão fazendo com o dinheiro público e a burocracia no país deles praticamente inexiste se comparado ao nosso.

No Brasil a ANAC leva 30 dias para emitir uma carteira de aeronauta, gerando assim uma queda no salário dos pilotos e comissários e prejuízo também para os empregadores. Quem vai pagar essa conta? A Anac? O Governo Federal? Nos EUA a mesma carteira é emitida em apenas uma hora pela FAA. Sem deixar de lembrar que no Brasil a ANAC administra um universo de 20 mil pilotos comerciais enquanto os EUA são mais de 600 mil.

Nos EUA poucos empregos no setor público têm estabilidade, talvez seja por isso que o funcionário público trabalha mais, tem mais eficiência, trabalha em função do próximo, pede desculpa se atrasou e o trata bem o contribuinte, mesmo que seja um latino-americano. No mais...

Boa sorte a todos e que Deus nos proteja!

Antonio Carlos Cruzeta
Foi retirado do Facebook.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

Não vou dar a minha opinião obviamente, por não estar dentro da área, mas pelos feedbacks que vi de algum pessoal dentro do assunto, não parece andar longe da realidade... :)

_________________
Cumprimentos,

Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 5D Mark IV
Canon EF 24-105mm f4/L IS II USM | Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM | Canon EF 70-200mm f4/L USM | Canon EF 50mm f/1.8 STM | Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (3188) | AirplanePictures gallery (349) | Instagram (691)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quarta abr 03, 2013 11:29 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 06, 2008 5:41 pm
Mensagens: 473
Localização: Portugal, Porto
Boa noite! :)
Antes de mais queria agradecer ao Alberto, Luís e Vitor! Heldér, basicamente o texto que o Carlos citou diz tudo! Obrigado Carlos pela ajuda e esclarecimento.
Bom, desta vez vou colocar algumas fotos de aviões em São Paulo-Guarulhos!
O facto de ter aterrado no cockpit beneficiou muito a qualidade das minhas fotos porque os vidros não estavam embaciados.
O taxi durou cerca de 25min, nos quais fotografei 34 aviões, 30 novos.
Deixo-vos aqui o log de São Paulo e algumas fotos:

B-5266 – Deer Jet - B737-7AK BBJ NOVO 6:57
PT-MVT – TAM – A330-223 NOVO 7:00
PT-MVN – TAM – A330-223 NOVO 7:00
D-AIHY – Lufthansa – A340-642X NOVO 7:00
PR-OAU – Avianca Brasil – Fokker 100 NOVO 7:01
PR-VBB – Varig – B737-8AS NOVO 7:01
D-ABTL – Lufthansa – B747-430 NOVO 7:01
PR-GTL – GOL – B737-8EH NOVO 7:01
PR-GDY – GOL – B737-8EH NOVO 7:01
PT-MXH – TAM – A321-231 NOVO 7:01
PR-GUO – GOL – B737-8EH NOVO 7:02
PR-GTM – GOL – B737-8EH NOVO 7:02
CC-BAL – LAN – A320-233 NOVO 7:02
CC-BCE – LAN – A319-112 NOVO 7:02
G-CIVY – British Airways – B747-436 7:02
PR-MYJ – TAM – A320-214 NOVO 7:02
PT-MVU – TAM – A330-223 NOVO 7:02
PT-MUA – TAM – B777-32W/ER NOVO 7:03
PR-MYM – TAM – A319-112 NOVO 7:03
HP-1823CMP – Copa Airlines – B737-86N (Star Alliance colours) NOVO 7:03
N836MH – Delta Airlines – B767-432/ER 7:03
PR-AVC – Avianca Brasil – A319-115LR NOVO 7:04
N342AV – Avianca – A330-243 (Star Alliance colours) NOVO 7:04
PR-MYU – TAM – A320-214 NOVO 7:04
PR-GTC – GOL – B737-8EH NOVO 7:04
N792AN – American Airlines – B777-223/LR 7:08
PR-PDB – Passaredo Transportes Aereos – ATR-72-212 NOVO 7:08
PR-AYT – Azul – Embraer 195 NOVO 7:08
PR-GOT – GOL – B737-8BK NOVO 7:09
PR-MHO – TAM – A320-214 NOVO 7:11
N1603 – Delta Airlines – B767-332/ER 7:17
PR-GGD – GOL – B737-8EH NOVO 7:18
PR-MYX – TAM – A320-214 NOVO 7:19
F-GSQE – Air France – B777-328/ER NOVO 7:22

TAM - A330-233 - PT-MVN
Anexo:
PT-MVN.jpg
PT-MVN.jpg [ 148.1 KiB | Visto 8445 vezes ]
Lufthansa - A340-642X - D-AIHY
Anexo:
D-AIHY.jpg
D-AIHY.jpg [ 227.41 KiB | Visto 8445 vezes ]
TAM - B777-32W/ER - PT-MUA
Anexo:
PT-MUA.jpg
PT-MUA.jpg [ 210.94 KiB | Visto 8445 vezes ]
Copa Airlines - B737-86N - HP-1823CMP
Anexo:
HP-1823CMP.jpg
HP-1823CMP.jpg [ 210.74 KiB | Visto 8445 vezes ]
Avianca Brasil - A319-115LR - PR-AVC
Anexo:
PR-AVC.jpg
PR-AVC.jpg [ 215.84 KiB | Visto 8445 vezes ]
TAM - A320-214 - PR-MYU
Anexo:
PT-MYU.jpg
PT-MYU.jpg [ 207.19 KiB | Visto 8445 vezes ]
GOL - B737-8EH - PR-GTC
Anexo:
PR-GTC.jpg
PR-GTC.jpg [ 274.58 KiB | Visto 8445 vezes ]
American Airlines - B777-223/ER - N792AN
Anexo:
N792AN.jpg
N792AN.jpg [ 166.2 KiB | Visto 8445 vezes ]
GOL - B737-8BK - PR-GOT
Anexo:
PR-GOT.jpg
PR-GOT.jpg [ 242.22 KiB | Visto 8445 vezes ]
TAM - A320-214 - PR-MHO
Anexo:
PR-MHO.jpg
PR-MHO.jpg [ 196.22 KiB | Visto 8445 vezes ]
Cumprimentos! :wink:

_________________
Gonçalo Guimarães
Sócio Nr. 159


Topo
   
MensagemEnviado: quinta abr 04, 2013 12:45 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Mensagens: 1633
Localização: Povoa de Varzim
Parou ou vai continuar...boa Gonçalo (gosto)

_________________
Carlos Gois
Sócio Nr. 109


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 08, 2013 1:53 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:11 am
Mensagens: 105
Localização: Lisboa
A foto do nascer do sol está fantástica ;)

_________________
André Malhão
Sócio Nr. 038


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal