Caros,
A minha estreia nos Embraer 190 da Tap Express
A marcação da viagem:
Desejando visitar Estugarda, Estrasburgo e parte da região fronteiriça entre a Alemanha e a França foram várias as alternativas que estudei. Cheguei a pensar chegar a Estrasburgo via Marselha, voar da Alemanha para o Porto, fazer o voo direto entre Lisboa e Estugarda ... entre dezenas de hipóteses.
No final optei pela seguinte combinação:
- Voar para Frankfurt e deste aeroporto apanhar um comboio para o centro de Estugarda.
- Visitar Estugarda, Baden Baden, Karlsruhe e Estrasburgo.
- Voar de Estrasburgo para Toulouse. Visitar Carcassonne e Toulouse.
- Voar de Toulouse para Lisboa.
Os voos:
Dia: 15/09/2016
Companhia: TAP
Voo: TP574
Rota: Lisboa – Frankfurt
Horário: LIS 8h25 - FRA 12h35
Avião: Airbus A321 (CS-TJG) (MSN 1713 – 1º voo em 13/03/2002)
Lugar: 11A (Janela em fila de emergência)
Distância: 1166 mi / 1876 km
Ocupação: Mais de 90%
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)
Viajando apenas com bagagem de mão rapidamente cheguei à porta de embarque. Os passageiros, mais portugueses do que alemães, já aguardavam pelo embarque. Para o mesmo foi utilizado um autocarro, uma vez que o A321 estava parqueado na placa central.
A partida ocorreu às 8h40 (+ 15m) e às 8h50 começamos a voar utilizando a pista 03. Às 9h33 a tripulação serviu a refeição, uma sandes e um croissant para além das bebidas, sempre de boa qualidade na TAP.
O voo foi tranquilo e aterramos no aeroporto de Frankfurt 10 minutos antes da hora prevista. Um bom voo por parte da TAP !
O embarque para este TP574
A desagradável espera no embarque por autocarro
A descolagem
A refeição servida na classe económica
O generoso espaço deste assento situado junto à fila de emergência
A chegada ao aeroporto de Frankfurt
O CS-TJG (foto de Mikele - Airliners)
Dia: 18/09/2016
Companhia: Volotea
Voo: V7 2092
Rota: Estrasburgo – Toulouse
Horário: SXB 15h35 – TLS 17h1
Avião: Boeing 717 (EI-EXI) (cn 55174 – 1º voo pela Midwest em 14/10/2003)
Lugar: 21C (corredor na parte de trás do avião)
Distância: 453 mi / 729 km
Ocupação: Cerca de 70%
Preço: 7,00€
O comboio levou-me do centro de Estrasburgo ao aeroporto num percurso com cerca de 10km. Este é um aeroporto que serve pouco mais de 1 milhão de passageiros por ano e que conta com aproximadamente 30 destinos, entre os quais o Porto em voo da Ryanair.
Naquela tarde de domingo o aeroporto estava calmo e foi sem dificuldade que cheguei à zona de embarque. Pude ver a chegada do Boeing 717 do voo anterior e a sua aproximação ao terminal.
O avião escalado para do meu voo foi o EI-EXI. Entre 2003 e 2009 esteve ao serviço da Midwest Airlines e em 2012 foi resgatado pela Volotea. Esta companhia é a única a utilizar este modelo na Europa, mas vai substituir os seus B717 pelos mais "banal" Airbus A319.
Sem grande controlo nas dimensões das bagagens, o embarque para este voo foi a pé pela placa até à aeronave. Ao não pagar a alteração de lugar, sentei-me no lugar que me foi atribuído no check-in online, o 21C. Espaço perfeitamente aceitável para estes voos regionais.
Sendo a minha segunda vez no B717 e na simpática e invulgar Volotea, voltei a achar este modelo da Boeing um avião ainda moderno. A ocupação era boa e os passageiros eram, naturalmente, sobretudo franceses.
Às 15h36 (+1m) o EI-EXI saiu dos blocos e dirigiu-se à pista 23 onde descolamos às 15h40. A companhia espanhola adota o modelo de baixo custo e a comida a bordo é paga à parte. Optei por comer um pequeno bolo e beber um sumo totalizando 4€.
O voo foi curto e aterrou em Toulouse cerca de 30m antes da hora prevista. Para um entusiasta por aviões, como é o meu caso, é sempre estimulante ver aqui os mais recentes aviões construídos pela Airbus.
Preço ultra económico, avião em boas condições e pontualidade contribuíram para a nota positiva a este voo da Volotea.
O aeroporto de Estrasburgo
O interior do aeroporto francês
Publicidade à Tassili Airlines, uma companhia que desconhecia por completo
Os voos daquela tarde de domingo em Estrasburgo
A área de check-in da Volotea
A porta de embarque
A chegada do B717 ao aeroporto de Estrasburgo
A troca das tripulações
O embarque a pé para este voo SXB-TLS
Os assentos do B717 da Volotea
O espaço para pernas (1m72 de altura)
A cabine
O B717 conta com uma pega junto às bagageiras para colocar as mãos
As instruções de segurança coladas nos bancos
O menu
O pequeno lanche que comprei a bordo
As rotas da companhia a partir do aeroporto de Estrasburgo
Os aeroportos servidos pela companhia espanhola
B717 EI-EXI (foto de Ferenc Hamori - Airliners)
Dia: 19/09/2016
Companhia: TAP. Operado pela TAP Express / PGA
Voo: TP493
Rota: Toulouse - Lisboa
Horário: TLS 18h25 – LIS 19h25
Avião: Embraer 190 (CS-TPW) (MSN 550 – 1º voo na Trip em 15/06/2012)
Lugar: 4A (janela à frente)
Distância: 641 mi / 1032 km
Ocupação: 76 passageiros
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)
Apesar de já ter voado num E190, um voo da Azul no Brasil, aguardava com alguma ansiedade o meu voo de estreia na TAP Express. A nova marca da companhia portuguesa que veio substituir as cores da PGA e conta na sua frota com estes modelos da Embraer, permitindo assim a reforma dos E145 e F100.
Pese embora as medidas de segurança adicionais impostas em França após os atentados terroristas não levei muito tempo até chegar à porta de embarque. O aeroporto de Toulouse é confortável e olhando em frente temos a "maternidade" dos aviões Airbus.
Estava a observar os movimentos e vi chegar proveniente de Lisboa o avião do meu voo, o E190 com o registo CS-TPW. Este avião conta com apenas 4 anos de fabrico tendo voado antes com as cores da Trip e Azul. Curiosidade é que este foi o primeiro E190 a voar na TAP Express.
O embarque foi por autocarro e pude então entrar no E190 que, ao que tudo indica, irá ter um grande futuro na marca regional da TAP. No check-in online escolhi o lugar 4A, pois viajando com bagagem de mão queria ser dos primeiros a sair do avião, e fiquei agradavelmente surpreendido pelo espaço do lugar.
Já sentado pude reparar no resto da cabine e posso dizer que gostei do que vi. Além do estado novo, gostei das grandes janelas, do aspeto das cadeiras e sobretudo da configuração 2+2 que considero mais confortável do que a "tradicional" 3+3. Sentado na parte da frente o avião é bastante silencioso. Sem cortina de divisão entre classe executiva e económica. Nota muito positiva para o interior deste avião de fabrico brasileiro.
Os 76 passageiros a bordo, o que equivale a uma ocupação de 72%, eram maioritariamente franceses em idade de reforma. Com toda a gente sentada e feita a instrução de segurança, partimos às 18h30 (+5m) para a pista 14R.
Voo calmo, até passarmos os Pirenéus houve sempre a presença de nuvens, o comandante Luís Brito fez o seu discurso dando informações sobre a altitude (30000 pés) e a rota até Lisboa.
O refeição, ainda grátis em voos da TAP, foi servida às 19h03. Composta por uma sandes mista e um sumo não gostei da forma como a mesma foi entregue aos passageiros. Em termos de apresentação prefiro a entrega dentro de uma caixa de papelão tal como aconteceu no voo de ida (LIS-FRA). Às 19h51 começamos a descida para Lisboa onde viríamos a aterrar na pista 03. Terminava assim a minha estreia num E190 da PGA com as cores da TAP Express.
O exterior do aeroporto de Toulouse
Os voos naquele final de tarde no aeroporto francês
As salas de embarque
Os novos aviões produzidos pela Airbus
Um modelo Beluga utilizado pela própria Airbus
A chegada do E190 a Toulouse
Um ATR da africana Fly540
Aguardando pela descolagem. Ao lado um A320.Neo
A descolagem de Toulouse
Os assentos
O generoso espaço para pernas (1m72 de altura) neste lugar 4A
Pormenores da moderna cabine
As bagageiras do E190
Nuvens sobre os Pirenéus
As instruções de segurança
A revista da TAP, a Up
Informação sobre o E190 na revista de bordo da companhia
A refeição servida
Já na zona de Lisboa, a sobrevoar a Base Aérea da Ota
A passagem sobre o aeroporto de Lisboa
Sobre o rio Tejo a caminho da pista 03
Já em Lisboa pude ver os F100 que este Embraer 190 vem substituir
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E190 CS-TPW (foto de T.Laurent - Airliners)
Em resumo: A TAP realizou um voo LIS-FRA com qualidade. A pouco conhecida Volotea conseguiu proporcionar-me um voo pontual, extremamente económico e num avião pouco utilizado mas onde gosto de voar. A minha estreia na TAP Express, operado pela PGA num dos seus E190, também foi um bom voo e acredito que o E190 vai ter uma brilhante carreira na marca regional da TAP.
Um abraço,
João P. Gomes