Caros,
Portugal visto do ar num Faro-Lisboa. Um dos mais belos voos que fiz ...
A marcação da viagem:
Quando a Ryanair lançou a rota Faro-Lisboa "pensei com os meus botões": é melhor aproveitar para fazer este voo rapidamente pois esta rota não vai durar muito. Estava certo !
A rota foi apresentada no dia 19 de fevereiro, os voos começaram no inicio de abril e a companhia encerrou a rota no dia 23 de abril, menos de um mês depois do primeiro voo.
No dia 30 de março reservei os bilhetes para a seguinte viagem para o dia 19 de abril, o sábado de Páscoa:
- Ida no comboio Alfa Pendular das 8h24 para Faro.
- Almoçar em Faro com familiares.
- Voo Ryanair para Lisboa às 14h50 com chegada prevista às 15h40.
- Resto da tarde e noite livre.
Com esta viagem ia conhecer a Linha do Sul, almoçar com familiares que já não via há algum tempo e aproveitar para conhecer o aeroporto de Faro durante o dia, pois só uma vez tinha descolado de Faro e já era noite.
O bilhete de comboio da CP custou-me 13,50€ e o bilhete da Ryanair 10,20€. Com apenas 23,70€ tinha uma manhã diferente. A ideia transformou-se num dos mais belos voos que fiz pelos motivos que explico nas linhas seguintes.
O voo FAO-LIS:
Dia: 19/04/2014
Companhia: Ryanair
Voo: FR7121
Rota: Faro-Lisboa
Horário: FAO 14h50 – LIS 15h40
Avião: Boeing 737-800 (EI-DYA) (MSN 33631 – 1º voo em 17/02/2008)
Lugar: Troquei o meu original por uma janela do lado direito (F)
Distância: 138 mi / 221 km
Ocupação: 45 passageiros (23,8% de ocupação)
Preço: 10,20€ (comprado em 30/03/2014)
No sábado de Páscoa acordei cedo e deixei o carro na Avenida de Berlim, a meio caminho entre a Estação do Oriente e do Aeroporto. Tinha de caminhar cerca de 15m para cada lado. Foi este factor que levou-me a escolher partir do Oriente em vez de Entrecampos.
A sempre espetacular Gare do Oriente:
O comboio Alfa Pendular, o mais rápido a circular em Portugal, proveniente do Porto chegou à Estação do Oriente no horário previsto. Foi a oportunidade de conhecer uma Lisboa desconhecida para mim com a passagem pelas estações de Braço de Prata, Marvila, Chelas e Roma. A partir da estação de Entrecampos já conhecia o percurso, mas é sempre apetecível passar no tabuleiro inferior da Ponte 25 de Abril.
A chegada do comboio Alfa Pendular:

A passagem pela Ponte 25 de Abril na saída de Lisboa:
O comboio é rápido na saída de Lisboa e no Alentejo, tendo atingido a velocidade máxima de 219 km/h. À entrada do Algarve, em plena Serra Algarvia, o comboio não consegue atingir as mesmas velocidades devido à própria linha. Foi precisamente nesta zona que devido a trabalhos na linha o comboio atrasou significativamente e cheguei a Faro com praticamente 1h de atraso.
A velocidade máxima atingida pelo comboio:
O percurso, uma novidade para mim, tem algumas partes bonitas, nomeadamente a passagem pelos rios Tejo e Sado e algumas partes do Alentejo, mas temos em Portugal linhas bem mais cénicas como a linha do Douro e a da Beira Baixa.
A passagem pelo Rio Sado:

Na Serra Algarvia:

Os interiores do Alfa:

Depois do almoço, um familiar deixou-me no aeroporto de Faro. Estava calmo o aeroporto algarvio naquela tarde de sábado. Com o check-in feito foi apenas descobrir a porta de embarque e passar pelo controlo de segurança. Perguntei aos funcionários da Portway qual a ocupação do voo e a resposta foi esclarecedora: apenas 45 passageiros. Perante tão baixas ocupações é perfeitamente compreensível o fecho da rota por parte da companhia irlandesa.
A chegada ao aeroporto de Faro:

Os voos daquela tarde em FAO:
À hora marcada começou o embarque e os poucos passageiros caminharam para o B737-800 da Ryanair com o registo EI-DYA. A tripulação de cabine, toda portuguesa, permitiu que os passageiros escolhessem livremente os seus lugares, com excepção das últimas filas.
O embarque para o EI-DYA:

Já a bordo à aguardar permissão da torre (em obras) para o inicio do voo:
O voo iniciou-se poucos minutos antes da hora marcada. A descolagem ocorreu na Pista 28 (sentido Este-Oeste) e rapidamente dei por mim a contemplar a beleza da Ria Formosa e os luxuosos empreendimentos turísticos da costa algarvia.
O inicio do voo:

A voar sobre o aeroporto algarvio:

A bela Ria Formosa:

Os aldeamentos turísticos da costa algarvia:

Faro ficava para trás:

Uma boa perspetiva da Costa Algarvia:
O B738 da Ryanair, voltou à direita, sobrevoou a Serra do Caldeirão que divide o Algarve do Alentejo e voltou a voar junto à costa a norte de Sines. A partir daqui voou junto à praia Sines-Troia, sobrevoou o Cabo Espichel até entrar na zona de Lisboa. Um pouco antes da hora programada aterramos na pista 03 do Aeroporto de Lisboa.
Sobre a Serra do Caldeirão:

Sobrevoando o Alentejo:

De novo na costa, agora na Costa Atlântica a norte de Sines:

Lagoa de Santo André e Lagoa de Melides:

A praia Sines-Troia, a mais extensa da costa portuguesa:

Tróia:

Sesimbra:

A Serra da Arrábida:

O Cabo Espichel:

A Lagoa de Albufeira:

Mancha florestal e Arriba Fóssil da Costa da Caparica:

As praias da Costa da Caparica:

O estuário do Tejo na margem sul de Lisboa:

O Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril:

O rio Tejo:

Sobre Lisboa, o Parque Eduardo VII:

O Palácio da Justiça:

A zona de Alvalade, junto ao aeroporto:

A aterrar na Pista 03 de Lisboa:

O B737-800 EI-DAY (foto de Rafael Alvarez Cacho - Airliners)
Em resumo: Um voo barato e pontual por parte da Ryanair, mas o meu destaque vai para o seguinte: uma tarde de sol, uma luz brilhante e um voo a baixa altitude proporcionou-me uma das mais belas viagens de avião que fiz. Fiquei completamente rendido à beleza deste nosso pequeno país.
Cumprimentos,
João Pedro