APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo jan 26, 2020 9:12 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo ago 07, 2011 1:09 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros Amigos,

Dia – 22.julho.2011
Companhia – Tyrolean Airways (voo para a Brussels Airlines)
Voo – SN 2639
Bruxelas (BRU) – Hanôver (HAJ)
BRU 20h05 – HAJ 21h15
Avião – DHC – 8 – 402Q Dash 8 (CN 4026)
Lugar – 9F (Janela)
Passageiros a bordo – 39 (cerca de 51% de ocupação)
Distância – 248 mi (399 km)
Preço – 172,00€ (LIS-BRU-HAJ e TXL-BRU-LIS)

A viagem …

Decidi fazer uma visita a Berlim juntamente com um amigo do Rio de Janeiro e, antes disso, passar um dia com um amigo em Braunschweig. O aeroporto mais próximo desta cidade é o de Hanôver, pelo que tive de comprar um bilhete LIS-HAJ (Hanôver) e TXL (Berlim Tegel) -Lisboa.

A opção mais económica, e atenção que não é nada barato voar para Hanôver, acabou por ser a Brussels Airlines. Como não é possível comprar ida e volta por lugares distintos no site da SN (Brussels), optei por recorrer a uma agência de viagens local onde paguei 172,00€. Um bom valor ! …

Os voos, sempre com escala em Bruxelas, foram:
LIS-BRU num A319 da TAP
BRU-HAJ num Dash da Tyrolean (a operar para a Brussels)
TXL-BRU num Avro RJ100 da Brussels Airlines
BRU-LIS num F100 da PGA (a operar para a TAP).
Um “conjunto” engraçado para quem voa quase sempre em Airbus A319/A320 e B737.

Vou fazer um breve resumo de três voos e dar destaque aquele que, na minha opinião, acaba por ser o voo “mais invulgar”, o BRU-HAJ em Dash 8.

Os restantes voos:

LIS-BRU em 22/07/2011
Embarque na Porta 8, 10m de espera dentro do autocarro da Carris (pelos vistos a GF contratou alguns serviços à Carris) e o avião parqueado no Lugar 106. Resultado, o autocarro fez apenas 100m para deixar os passageiros no CS-TTJ. Muitos passageiros incrédulos com a situação … o aeroporto de Lisboa no seu melhor.
Um ligeiro atraso na descolagem, voo agradável com o comando de Arnaldo Ribeiro. Boa refeição servida, mas aqui um reparo:
Quando fiz o LHR-LIS num A321 com 5 PNC achei o serviço exemplar e a “máquina bem oleada/eficaz”. Aqui, neste voo em A319 e 4 PNC, o serviço não foi tão eficaz, em parte devido a uma assistente que quis entregar as bebidas da refeição e o café/chá ao mesmo tempo. Ficou um serviço algo “desordenado” …
Nota positiva para este voo da TAP !

CS-TTJ
Foto Edgar Baptista - Airliners
Imagem

TXL-BRU em 27/07/2011
Um curto voo no curioso Avro RJ 100 da Brussels. Um pequeno avião com 4 motores montados numa asa alta.
Um voo muito pontual da Brussels e nada a apontar à tripulação, ao embarque, e ao conforto. Dormi o voo quase todo, pelo que não vi o serviço de bordo da SN, que nesta classe (b.light economy) é pago à parte.
Excelente voo da SN !

OO-DWA
Foto T. Laurent - Airliners
Imagem

BRU-LIS em 27/07/2011
A aposta errada desta viagem. Eu viajava com bilhetes da Brussels Airlines e podia escolher um dos dois voos que saem de Bruxelas para Lisboa às 17h15. Sim, eu sei que é estranho haver dois voos na mesma rota, ao mesmo tempo e operados por companhias parceiras.
Optei por voar no F100 da PGA, porque é português, porque servem refeição grátis a bordo, porque conheço algumas pessoas na PGA, porque não gostei muito do conforto dos B737 da Brussels, etc. … aposta errada !!!
Foi ver o avião da Brussels partir às 17h15 para Lisboa e ver nos ecrãs do aeroporto de Bruxelas que o meu voo estava atrasado mais de 1hora. Há dias de sorte, ou de azar, neste caso …
Além do atraso efectivo superior a 1h30, o Sr. Comandante deste voo nem teve a coragem de pedir desculpas pelo atraso, como se fosse natural na companhia um voo partir com mais de 1h30 de atraso.
O serviço de bordo foi uma desgraça. Apenas duas PNC a trabalhar, uma distribuiu às sandes em apenas 7 minutos, a outra (obviamente) demorou muito mais a distribuir as bebidas. Resultado, muitos passageiros já estavam a fazer a digestão da sandes quando conseguiram beber qualquer coisa. Passe o exagero …
É desagradável comer aquelas sandes sem bebida a acompanhar, e a tripulação (no meu entender de passageiro) deve ter em atenção que é mais rápido distribuir as sandes que a bebida, que há um desfasamento entre uma coisa e outra.
Nota negativa para este voo da PGA a operar para a TAP.

CS-TPF
Foto Rui Miguel – Airliners
Imagem

O voo “principal”:

Já tendo voado em Bombardier Dash 8 entre a Terceira e São Jorge, seria a minha estreia no aeroporto de Hanôver e a bordo da Tyrolean, que opera este voo para a Brussels. Tudo dentro da “alçada” do acionista de ambas, a Lufthansa.

Os 39 passageiros deste voo foram chamados para o embarque na Porta 8 no piso 0, e ao contrário do que é normal no aeroporto belga, o embarque fui por autocarro e não por manga.

O aeroporto de Bruxelas
Imagem

O quadro com as partidas de BRU (o meu voo com partida para as 20h20)
Imagem

A porta de embarque a assinalar o voo SN2639 e o code-share com a LH (LH5545)
Imagem

No embarque pediram-me para que a minha mala, com as dimensões próprias de bagagem de cabine, fosse colocada no porão, porque o avião não tem muito espaço para bagagens. No final do voo, recolhi a minha mala junto ao avião.

Embarque
Imagem

Imagem

Fiquei com o lugar 9D, mas mudei para o lugar do lado para ir à janela. A configuração é 2 + 2 [A+C__D+F]. Um lugar bem junto aos motores turboélice e com vista para o trem de aterragem.

A cabine
Imagem

Imagem

A primeira vista da janela, o motor …
Imagem

O push-back foi às 20h20 (+15m) e às 20h29 estávamos a voar, ganhando imediatamente uma boa altitude. Depois de tantos voos a jato, é interessante/diferente voar com motores a hélices. Apesar do céu coberto de nuvens, foi um voo tranquilo em termos de turbulência.

O começo do voo
Imagem

Ainda sobre o aeroporto BRU
Imagem

Voando sobre Bruxelas
Imagem

A voar com o céu coberto de nuvens …
Imagem

A chegada a Hanôver (HAJ)
Imagem

Os assentos são confortáveis e não falta espaço para pernas. Como pontos negativos tenho a referir o encosto/posição do pé direito e alguns ruídos parasitas/vibrações. O avião estava impecavelmente limpo.

Os assentos do Dash
Imagem

Espaço para pernas (1m72 de altura)
Imagem

A tripulação era composta por duas assistentes, vestidas com a farda da Tyrolean, que serviram uma bebida grátis aos passageiros. Não deixa de ser curioso este facto, uma vez que a Brussels não serve bebidas grátis na sua classe b.light economy.
O comandante falou uma vez, a explicar os dados da rota, a hora de chegada a HAJ e o tempo no local.

A revista de bordo da companhia belga
Imagem

O cartão de segurança
Imagem

Imagem

Às 21h03, ouvimos o sinal de apertar cintos para a descida, aterramos às 21h21 e o avião imobilizou-se nos calços às 21h24 (+9m). O desembarque foi realizado através de autocarro.
Viajando apenas com bagagem de mão, rapidamente sai do pequeno – e por isso mesmo agradável para o passageiro – aeroporto de Hanôver.

Já parados em solo alemão
Imagem

O desembarque
Imagem

O OE-LGC – Foto de Pieter – Jan Van de Vijver
Imagem

Um curto e agradável voo. Uma boa amostra do que é um voo regional na Europa.
Nota positiva para este voo da Brussels Airlines !

Um abraço,
João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: domingo ago 07, 2011 3:10 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Boas João,

Também já tenho feito esse vôo, no passado operado pela Augsburg Airways também em Q400 ou pela Contact Air em ATR 42. Pelas imagens parece-me que o load factor seria muito baixo, à semelhança dos vôos que fiz em que um deles contava com apenas 4 pax. Acho curioso continuarem a operar, mas sem nada a apontar.

Bom report (gosto)

EDIT: reparei agora que no topo é dada indicação de 39 passageiros :roll: nada mau, talvez por ter sido a uma Sexta.

MensagemEnviado: terça ago 16, 2011 11:34 am 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Trip report interessante e diferente. Gostei 8)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited