A easyJet anunciou hoje novos investimentos na sua operação em Portugal para 2016, nomeadamente com a colocação de um 3º avião no aeroporto Francisco Sá Carneiro e com a entrada da transportadora na rota Porto-Funchal. Estes reforços somam-se aos já anunciados para as rotas de Basileia, Genebra, Lyon e Estugarda para o Verão de 2016 (S16).
O 3º avião chega em Março do próximo ano, coincidindo com o 1º aniversário da base easyJet no AFSC. Trata-se de mais um Airbus 320, num investimento de 75 milhões de euros que resultará na criação de 40 novos postos de trabalho. No total a companhia britânica eleva a 120 o número de colaboradores que trabalham directamente na base do Porto.
Relativamente à ligação ao Funchal, terá 4 frequências semanais (3ªf, 5ªf, 6ªf e Dom) e inicio marcado para o próximo dia 20 de Maio. A easyJet será o 3º operador na rota, juntando-se à TAP e à Transavia, com uma programação de 15 e 14 voos semanais respectivamente entre o Norte e a ilha da Madeira para S16. Caso estes dois operadores mantenham a operação inalterada, esta entrada da easyJet resultará num aumento de 12% do nº de lugares em S16 entre o Porto e o Funchal. Actualmente a ligação à capital madeirense é a 9ª maior rota a partir do AFSC, com cerca de 300.000 passageiros anuais.
As previsões de passageiros avançadas para o período compreendido entre 1 de Outubro de 2015 e 30 de Setembro de 2016 (coincidente com o ano fiscal da easyJet) são muito positivas, estando previsto um crescimento de 40% ou 400.000 passageiros transportados relativamente ao período homólogo. A verificar-se, e dependendo do que nos reserve o período entre Outubro e Dezembro 2016, será de esperar que a companhia aérea britânica passe a movimentar anualmente cerca de 1.6 milhões de passageiros de/para o Porto, um valor de tráfego que duplica o existente antes do estabelecimento da base e fica muito perto dos valores que a TAP tem actualmente no Francisco Sá Carneiro.
_________________ Pedro Silva
Sócio Nr. 023
|