APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sexta jul 03, 2020 5:46 pm

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta out 12, 2011 4:44 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5276
Localização: Porto
Citar:
Ilhas espanholas têm queda de 58,6% até Setembro

Saidia, Ibiza e Cancun foram excepções
à queda generalizada do tráfego charter no Porto



Presstur 11-10-2011 (16h16) A estância balnear marroquina de Saidia, a ilha espanhola de Ibiza e a Riviera Maya do México foram as principais excepções à queda generalizada do tráfego charter à partida do Porto, especialmente forte no caso das ilhas espanholas, que são tradicionalmente os destinos com mais movimento no Verão.
No mês de Setembro, a principal surpresa foi o crescimento do movimento nos charters contratados pelo operador Soltour à White para ligar o Porto a Cancun, com um aumento de 129,1%, para 543 passageiros nos dois sentidos.
Seguiram-se os aumentos de 24% nos charters para a ilha cabo-verdiana do Sal, que foi o segundo destino mais voado neste tipo de operações (clique para ler: Voos da Solférias para Boavista e Sal lideraram charters do Porto em Setembro), de 15,9% nas ligações com a ilha do Porto Santo, para 685, e de 7,8% nos voos de Bourgas, para 375.
O que mais contribuiu para atenuar a queda do tráfego charter foi no entanto a introdução de duas operações que não existiam em Setembro de 2010, designadamente Oujda, aeroporto que serve Saidia, e Sharm El Sheik, no Egipto, que tiveram, respectivamente, 581 e 418 passageiros.
Ainda assim, o saldo de Setembro foi uma queda do movimento charter de e para o Porto em 56,5% ou 17,9 mil passageiros, para 13,8 mil.
Para esta queda, à semelhança dos meses anteriores, o que mais contou foi o decréscimo nos charters para as ilhas espanholas, que somaram em Setembro deste ano 2,7 mil passageiros, menos 71,2% ou menos 6,7 mil que há um ano, com quedas de 90,5% ou três mil nas ligações com Palma de Maiorca, para 319, e de 74,9% ou 1,8 mil nas ligações com Tenerife, para 597.
O tráfego charter de e para as ilhas espanholas é, aliás, o que apresenta o balanço mais negativo este ano, com um decréscimo no acumulado até Setembro de 2011 de 58,6%, o que equivale a um decréscimo de 34,4 mil passageiros, para 24,37 mil.
Ibiza é a única excepção neste período, ao ter um aumento de 3,8%, para 4,5 mil passageiros, sendo assim a ilha espanhola com maior número de passageiros até Setembro.
As quedas mais fortes em valor absoluto são nas ligações com Palma de Maiorca, com um decréscimo de 84,4% ou 16,2 mil, para três mil, que nem se pode considerar seja pela alternativa em voos da Air Berlin, porque esta companhia também está com decréscimos de tráfego, de 11,9% no mês de Setembro e de 18,1% nos nove meses de Janeiro a Setembro.
Seguem-se as quedas em 12,2 mil ou 73,9% nas ligações com Tenerife, para 4,3 mil, o que pode ter como causa o início dos voos da Ryanair para este destino e, depois, menos 3,1 mil ou -40,7% nas ligações com Lanzarote para 4,5 mil, menos 2,4 mil ou -35,1% nas ligações com Fuerteventura, para 4,4 mil, e menos cerca de 750 ou -17,2% nas ligações com Las Palmas, para 3,6 mil.
Além das ilhas espanholas, em queda até Setembro no segmento charter estão também as ligações com Antalya, Turquia, em 6,9% ou cerca de 390 passageiros, para 5,2 mil, Porto Santo, em 11,7% ou cerca de 315, para 2,4 mil, Bourgas, Bulgária, em 25,8% ou cerca de 670, para 1,9 mil, e Monastir, Tunísia, em 96,5% ou cerca de 10,3 mil, para 374.
Por companhias que operam no segmento charter, a mais penalizada foi a White, que tem sido contratada pelo operador Soltour para realizar voos para as Caraíbas e ilhas espanholas e que de Janeiro a Setembro transportou menos 14,1 mil passageiros (-35,2%) que há um ano, ficando em 26,1 mil.
Percentualmente, no entanto, a queda mais forte deu-se em voos da Tunisair, que tem até Setembro um decréscimo de 88,9% ou 12,3 mil passageiros, para 1,54 mil.
Também em queda esteve o tráfego em aviões da Privilege Style (-17,9% ou menos 1,7 mil, para 7,7 mil, enquanto a Iberworld (que já mudou a designação para Orbest), do grupo Orizonia, teve um aumento de 32% ou cerca de 4,3 mil, para 17,6 mil, o qual pode também reflectir a crescente aposta na venda de “só voo”.
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=33220

_________________
Cumprimentos,

Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 5D Mark IV
Canon EF 24-105mm f4/L IS II USM | Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM | Canon EF 70-200mm f4/L USM | Canon EF 50mm f/1.8 STM | Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (3644) | AirplanePictures gallery (351) | Instagram (730)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quarta out 12, 2011 9:38 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:22 am
Mensagens: 1869
Localização: Matosinhos
Baixem os exorbitantes preços pedidos este ano pelos operadores que os passageiros voltam

_________________
Pedro Silva
Sócio Nr. 023


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal