APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quarta nov 20, 2019 12:46 am

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Volta ao Mundo em avião solar
MensagemEnviado: sábado ago 01, 2009 3:51 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 27, 2009 11:58 pm
Mensagens: 638
Localização: Arnoso Santa Eulália-V.N.Famalicão
Energia: Aparelho gigante não precisa de combustível

Volta ao Mundo em avião solar :shock: :idea:
Voar pelo Mundo fora sem contribuir para o aquecimento global ou para a poluição pode ser uma questão de meses. O projecto Solar Impulse HB-SIA, que tem como objectivo mostrar que a energia solar poderá substituir a gasolina dos aviões, ajudando a proteger o Planeta, foi agora apresentado pelo seu principal impulsionador, Bertrand Piccard.



O psiquiatra é neto do explorador que alcançou a máxima profundidade oceânica do Mundo em 1960 e que ficou famoso depois de ter realizado uma volta ao Mundo em balão sem escalas, em 1999.

O Solar Impulse é de origem suíça e pesa 1500 quilos. O comprimento de asas é de 61 metros, comparável ao Airbus A340. :shock: Em seis anos de construção e simulações já se gastaram 46 milhões de euros.

Piccard e a sua equipa não acreditam que a energia solar possa vir a ser usada para o transporte aéreo de passageiros. Um pequeno cálculo diz tudo: com os 200 metros quadrados de células fotovoltaicas sobre as asas e uma eficiência de 12% de todo o sistema, os quatro motores do Solar Impulse atingem uma potência média de apenas de oito cavalos ou seis quilowatts. Mesmo com uma eficiência de 100% é impossível fazer um Jumbo descolar.

Agora, é preciso comprovar que o HB--SIA, de facto, é capaz de voar e que as asas cobertas de células solares (12 mil) resistem às vibrações e às forças dos ventos durante o voo. E como o avião gigante só poderá atingir velocidades entre os 35 e os 70 km/h, também a habilidade do piloto será submetida a uma dura prova.

Se o HB-SIA cumprir o que Piccard e a sua equipa de 70 engenheiros esperam, em 2012 será construído o HB-SIB, que então, de facto, tentará dar a volta ao Mundo.

Piccard está convicto de que o seu projecto será também uma vitrine para as tecnologias do futuro.

CURIOSIDADES

46 MILHÕES DE EUROS

Seis anos de trabalho e 46 milhões de euros foram investidos no projecto Solar Impulse até agora.

LEVE QUANTO BASTE

O seu peso é de apenas 1500 quilos, dos quais um quarto pertence às baterias de lítio. De resto, foram usados novos materiais superleves.

MESMO SEM SOL

Este primeiro protótipo tem por objectivo demonstrar que é possível realizar um voo de 36 horas, abrangendo dia e noite.

VOOS ANTERIORES

Em 1981, o Canal da Mancha foi sobrevoado com energia solar e, em 2005, ocorreu o primeiro voo nocturno – ainda não tripulado – com energia solar armazenada em baterias.


Fonte: Correio da Manha
Mário Gil

_________________
Luís Sousa
Sócio Nr. 205


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal