Olá Becken, obrigado pela tua sugestão.
o ETA está pensado mas carece de muito trabalho de background para validar os resultados e não apresentar valores com erros que podem chegar a horas. E como sabes, há entre nós malta muito exigente.
Para calcular o ETA, tenho 3 métodos em mente:
- Sacar da página de ANA, quando disponível (mas para a maioria dos voos o ETA aparece em cima do ETA...);
- Fazer uns cálculos de tempo médio de voo e relacionando este com uma estimativa de abrandamento na descida, variando de avião para avião e ainda entrando com ventos aloft. Ui ui ui...
- Arranjar acesso a uma fonte de planos de voo e desta forma obter os ETAs inseridos pelo piloto e corrigir esta se necessário.
Um cálculo directo com base na distância e na velocidade apenas, daria um erro enorme pelas seguintes razões:
- A minha distância calculada é em linha recta (não contempla o plano de voo), na prátic ao que acontecerá é que a cada minuto o ETA será diferente e num voo LFPO-LPPR poderá varia em cerca de 30 minutos; é muito! Um ETA calculado desta forma, serviria apenas para garantir ao plane-spotter de que a aeronave não chegará antes de uma determinada hora. Hehehehe
Entretanto, tenho outras ideias na forja para implementar e mesmo este QVA ainda tem os seus problemas; por exemplo:
- Não contempla ainda as aeronaves Mode-S sem ADS-B;
- Não mantém na lista as aeronaves que se encontram em espaço sem cobertura radar (transatlanticos).