2011 já tinha sido um ano excelente, e contra todas as expectativas 2012 superou e elevou bastante a fasquia. Contínuo sem máquina fotográfica e apesar de estar na minha lista simplesmente continuam a aparecer outras prioridades pelo frente, pelo que o spotting é feito de binóculos e bloco de notas à caça de registos.
No total foram feitos 48 voos, em 3 Continentes passando por 17 países diferentes. Apenas fiz spotting entre sair do avião e apanhar novo voo, e ai as escalas ajudaram bastante, tal como aconteceu em Janeiro em Houston onde fiz escala durante 22 horas, o que se assemelhou mais a uma spotting trip ao aeroporto Texano. Para o tópico não ficar seco, juntamente com os registos mais significativos vou colocar fotos do Airliners.net:
Houston:
1º B747-800 que vi:
B-LJE Cathay Pacific Cargo B747-867F/SCD
Outro raro B747 que opera um shuttle entre Houston e Luanda
N263SG Atlas Air B747-481
Cerca de uma semana depois do B747-800 foi a vez de ver o meu 1º B787:
Frankfurt:
JA805A ANA B787-881
Em Vilnius vi dois Antonov 26 da Aviavilsa. Um deles era este:
LY-APN Aviavilsa An-26
Em Abril, num dos 6 voos que me levou até Schiphol, vi o novo ERJ-190 da Bulgaria Air:
LZ-SOF Bulgaria Air ERJ-190AR
Em Maio cheguei finalmente a Chisinau, a última das capitais da Europa do Leste na minha lista. Como excelente aeroporto ex-URSS que é, existe muito maquinaria soviética espalhada. Os meus dois registos favoritos:
ER-65140 Air Moldova Tu-134A-3
Este IL-76 é o ex 4L-SKL da Sky Georgia que eu já tinha visto em Beja…
ER-IAF Aerotranscargo IL-76TD
No mês de Junho em Brno, Rep. Checa, o último registo foi o melhor deles todos:
VQ-BGX UTair CRJ-200LR
No regresso a Faro, em Stansted, ainda vi um BBJ do Chade:
TT-ABD République du Tchad B737-74Q(BBJ)
Em Julho, após ter chegado de Budapest passei algumas horas em BCN:
Este A330 frigorifico para a Hong Kong Jets foi a maior surpresa:
VP-CBE A330-202
Não tenho muitos registos da Arménia, pelo que este B737 com as cores da Slovakian Airlines foi também uma agradável surpresa:
EK-73771 Armavia B737-55S
No mês de Agosto fui visitar amigos em Glasgow. Passei algumas horas no aeroporto antes de embarcar no meu 1º voo na Jet2 para Faro. O maior destaque foi este Twin Otter, não por ser uma raridade por aquelas terras (bem pelo contrário), mas por ser dos primeiros que vi na minha “carreira”:
G-BZFP Loganair DHC-6 300
Outra novidade foi o A330 da Virgin Atlantic a operar um voo para Orlando. Este ano a Virgin começa a operar voos domésticos com A320…
G-VKSS Virgin Atlantic A330-343X
Em Outubro regressei a Varsóvia. Consegui grande parte da frota de Embraers da LOT e também ver os novos Dash-8 da EuroLOT. Mas a surpresa foi este An-30:
87 Russian Air Force An-30
Em Novembro fui viver 1 mês para a Moldávia. Apenas registei 3 aeronaves, mas só este vale por muitos:
ER-BBS Jet Star B747-281F(SCD)
O regresso a Portugal foi feito em Dezembro na Turkish Airlines, naqueles que foram os 200º e 201º voos comerciais do meu flightlog. Para fechar o ano em grande registei este belo e raro Jetstar:
VP-CGH JetStar II
2012, foi até à data, o meu melhor ano de sempre. Consegui cumprir dois sonhos da minha “bucketlist” e espero este ano conseguir pelo menos mais 4. Mas melhor do que tudo isto, do que os aviões, só mesmo as pessoas a quem posso chamar de família ou amigos. Conheci muita gente que mais do que uma excelente experiencia de convívio me moldaram e mudaram de alguma forma a minha vida

.
Cumprimentos e venham de lá mais reviews de 2012