APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sexta nov 22, 2019 1:19 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda mar 02, 2009 12:55 am 
Desligado

Registado: sexta out 10, 2008 6:38 pm
É com alguma preocupação e espanto que leio com frequência problemas com quase todos os projectos de novas aeronaves, que estão a decorrer actualmente:

- C17, com preços exorbitantes
- A400M, altamente complexo, custos a derrapar e prazos pra esquecer
- F22 só possivel de ser comprada uma "mão cheia" e custos a disparar
- F35 idem idem
- V22 idem idem
- Typhoon a andar devagarinho
- A380
- B787
- ...

Se comprássemos carros como se compram aviões militares era qualquer coisa do género: Compramos um modelo à maneira, mas só daí a dois anos temos o ar condicionado instalado; daí a outros dois dão-nos o pneu sobressalente, daí a outros dois temos o GPS e a outros dois já podemos conduzir à noite e à chuva!!! Acho que já estão a ver a ideia...

Passando este apontamento humorístico, surpreende-me que empresas gigantes como a Airbus, Boeing e afins, não façam estudos de mercado de qualidade, não façam uma gestão de projectos infalível, não façam um planeamento da produção como deve ser. Casos como o A400M não deviam fazer sentido. Claro que eles têm de forçosamente fazer todas as técnicas de apoio à gestão de que falei, mas em face dos resultados, acho que é legítimo duvidar se estão mesmo a fazer as coisas com eficiência.

É que nada parece cumprir prazos e orçamentos hoje em dia, especialmente na área dos novos modelos.

Caramba, há 100 anos que andamos a fazer aviões e parece que não aprendemos nada, ou, pelo contrário, parece que aprendemos tudo e queremos incluir TUDO o que sabemos no nosso próximo projecto e complicamos tudo! O futuro da aviação parece-me comprometido.

Qual é a V. opinião?

Nota: publico este post em simultâneo no fórum 9G

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: